O que são Ações

 O que são Ações?



O que são Ações?



Você já deve ter ouvido falar em ações, certo? Mas afinal, o que são ações? Essa é uma pergunta que muitas pessoas têm, e vamos explicar de forma simples e clara. As ações fazem parte do mundo dos investimentos e podem ser uma forma interessante de fazer o seu dinheiro render. Vamos explorar o conceito, o funcionamento e alguns termos importantes sobre ações. Vamos lá!


O Conceito de Ações

As ações representam uma parte de uma empresa, ou seja, são uma forma de você se tornar um "pedacinho" dela. Quando você compra uma ação, está adquirindo uma pequena parte da empresa que emitiu essa ação. Imagine que uma empresa seja como uma pizza, e cada fatia é uma ação. Quando você compra uma fatia (ou ação), você se torna dono de uma parte da pizza (ou empresa).


Como Funcionam as Ações?

Vamos usar um exemplo para facilitar a compreensão. Suponha que a empresa XYZ tenha 1.000 ações disponíveis, e você compre 100 delas. Isso significa que você é dono de 10% da empresa (100/1000 x 100%). Se a empresa for bem-sucedida e seu valor aumentar, o valor das ações também aumenta. Isso é ótimo, porque se você decidir vender suas ações no futuro, poderá obter um lucro.

No entanto, é importante ressaltar que as ações também podem perder valor. Se a empresa não for bem, o valor das ações pode cair, e você pode perder dinheiro. Por isso, é fundamental entender bem a empresa antes de investir.


Por que as Empresas Vendem Ações?

As empresas vendem ações para captar recursos financeiros. Imagine que a empresa 100ASP4 queira abrir uma nova filial ou investir em um novo projeto, mas não tem dinheiro suficiente para isso. Ela pode decidir vender ações para o público, ou seja, abrir o capital da empresa, e assim conseguir o dinheiro necessário para suas iniciativas.

Tipos de Ações

Existem diferentes tipos de ações, e dois dos principais são as ações ordinárias (ON) e as ações preferenciais (PN). As ações ordinárias dão direito a voto nas decisões da empresa, ou seja, você pode participar das assembleias e ter voz ativa nas decisões. Já as ações preferenciais não dão direito a voto, mas têm prioridade no recebimento de dividendos, que são os lucros distribuídos pela empresa aos acionistas.

Dividendos

Mencionamos os dividendos acima, mas o que são eles? Dividendos são uma parcela dos lucros da empresa que é distribuída aos acionistas. Se a empresa obtiver bons resultados financeiros, pode decidir distribuir parte desses lucros entre os detentores de ações. É como se você recebesse um "presente" por ser dono de parte da empresa.


Riscos e Retornos

Como em qualquer tipo de investimento, as ações têm seus riscos e retornos. Os riscos estão associados à possibilidade de perder dinheiro caso a empresa não vá bem. Já os retornos são a possibilidade de obter lucro com a valorização das ações e o recebimento de dividendos.


Diversificação

Uma estratégia importante para minimizar os riscos é a diversificação. Isso significa não colocar todos os ovos em uma única cesta. Em vez de investir todo o seu dinheiro em apenas uma empresa, você pode investir em diferentes empresas e setores. Dessa forma, se uma empresa não for bem, você não perderá todo o seu investimento, pois terá outras ações que podem compensar as perdas Lembrando que quando falo de diversificação também pode ser em classes diferentes de ativos como por exemplo a estratégia 100 Ativos Sem Passivos de investimentos que é basicamente criada em torno da diversificação de ativos.


Bolsa de Valores

As ações são negociadas na Bolsa de Valores, que é um mercado organizado onde os investidores podem comprar e vender ações. No Brasil, a Bolsa de Valores mais conhecida é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), local onde são realizadas as transações de compra e venda de ações.


Como Investir em Ações?

Para investir em ações, você precisará de uma conta em uma corretora de valores. Essa corretora é como um intermediário que facilita as negociações na Bolsa de Valores. Você pode acessar o site da corretora, escolher as ações que deseja comprar e fazer a transação online.


Conclusão

As ações são uma forma de investimento que podem ser interessantes para quem busca fazer o dinheiro render. É importante lembrar que, assim como qualquer investimento, é necessário estudar, analisar as empresas e entender os riscos antes de investir. Com uma estratégia bem pensada e diversificação, é possível obter bons retornos com ações.

Esperamos que artigo tenha sido útil para você entender o conceito básico desse tipo de investimento. Se você tiver interesse em investir em ações, recomendamos que procure mais informações e estude o mercado antes de tomar qualquer decisão, e se você não sabe por onde começar temos em nosso canal um curso totalmente de graça sobre como investir na pratica Bons investimentos e até a próxima!

Mateus Silva

Olá! eu sou o Mateus Silva, produtor de conteúdo e criador do projeto 100 Ativos sem Passivos, onde descomplico a educação financeira, negócios e empreendedorismo, hoje somos mais de 40 mil amigos no youtube. youtube instagram facebook linkedin

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem